Infância Urgente

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 175 cont.

Acabo de vê na tv na unidade de Campinas em rebelião, um grupo de adolescentes submetendo outros adolescentes. Fica visível que os adolescentes que submetem são bem maiores.

Quando vejo essas situações que demonstram claramente a violação do estado em relação aos direitos desses adolescentes. sim as violações são do estado, vamos aos motivos.

Os adolescentes no geral devem ser ouvidos em relação a situação do atendimento prestado, essa unidade tem acontecido repetidas rebeliões nessa unidade, algo de errado deve está acontecendo, logo precisa de uma investigação séria.

Segundo, as unidades tem sido construída em desacordo com o que está proposto pela lei, as unidades tem , deve ter no máximo 40 adolescentes e não é isso que ocorre.

Para entender. Um numero reduzido de adolescentes por unidade, permite que os mesmos tenham um atendimento adequado do ponto de vista pedagógico, podendo ter um atendimento individualizado, podendo ser aprofundado a situação de cada um dos adolescentes, permitindo uma melhor intervenção por parte dos trabalhadores.

Essas unidades são verticalizadas, o SINASE-Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, deixa claro que as unidades devem ser horizontalizadas, mais um desrespeito aos documentos orientadores e legais, portanto, mais violação.

Os adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa em meio fechado, devem ser separado por tipo do ato cometido, idade e compleição física, o que fica claro nas imagens da tv, que não acontecia isso.

Essa situação de violação dos direitos dos adolescentes, que envolve de maus tratos, adequação do atendimento, mistura de adolescentes de idades diferente e compleição física diversa, impõe uma lógica desumanizadora, que levará consequentemente a mais barbárie.

A pergunta é, se a lei acerta em prevê todas essas situações e apontar caminhos corretos para se atender os adolescentes, quem são os responsáveis por essa situação?

Nenhum comentário: