Infância Urgente

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Denúncia

E-mail qeu recebi de adolescentes e educadores qeu foram desinformados sobre a realização do Encontro Lúdico propositalmente!!!

Pessoal,

no último dia 31/10 o Conselho Tutelar do Butantã recebeu um ofício do CMDCA solicitando que este organizasse adolescentes e crianças da região Oeste para participar do "Encontro Lúdico Municipal dos Direiros da Criança e do Adolescente".

O Centro Educacional Gracinha foi informado deste evento ontem (04/11) pelo CT-BT, que até agora não nos enviou a ficha de inscrição que deveria ter sido entregue ontem até as 17:00hs, e que também nos informou que o evento estava previsto para o dia 06/11 (quinta). Nós conversamos com os educandos da casa, estes escolheram alguns de seus pares para participar deste Encontro, mesmo não concordando com a forma como as coisas foram encaminhadas, nós encominhamos autorização para os pais liberassem a saída dos adolescentes e crianças escolhidas, enfim... Criamos uma expectativa enorme nos educandos e esta agora foi frustrada pois o evento está acontecendo neste momento.

Recebemos a informação em cima da hora ( apesar de ter parceria com a prefeitura, estarmos em contato direto com a SAS, o Conselho e a Subprefeitura, de termos inscrição no CMDCA) e mesmo assim nos articulamos e organizamos a unidade, que tem atividades a semana inteira, para garantir que houvesse a participação de pelo menos uma organização da zona OEste.

Corcordamos em participar deste processo pois acreditamos que são espaços importantes de mobilização e participação, bem como de exercício de protagonismo juvenil. Quem participou da Semana do ECA pode ser testemunha do empenho desta unidade e do nosso compromisso com atividades como esta. Não concordamos em nenhum momento com a forma que este evento foi organizado, sem mobilização e tempo hábil para que as regiões se organizassem e deliberassem, aí sim, de forma soberana sobre os seus participantes para este processo. Temos nossas críticas e pretendíamos levá-las para o encontro e fazer novamente a reflexão sobre estes processos pouco democráticos.

No entanto, fomos boicotados pela falta de organização e informações desencontradas. Solicitamos enfim, que como região, nos manifestemos sobre este epísódio pois, segundo infomações da Sra. Carolina (1ª Secretária do CMDCA) somos a única região sem representação neste Encontro. Gente esta é só uma prévia do que esta por vir nas conferências do ano que vem. Vamos começar a nos organizar agora.

Peço que você encaminhem este e-mail para a rede de vocês e, que em conjunto, pensemos em como nos manifestar e garantir a participação da zona Oeste neste processo.

Nenhum comentário: