Infância Urgente

domingo, 2 de novembro de 2008

Debate Os Militares e o Sistema Político na Democracia (1974-1999)

O doutorado intitulado: Forças Armadas e Sistema Político na Democracia, de Samuel Alves Soares (Universidade de São Paulo, 2000), será o centro do debate no próximo dia 11 de novembro, terça-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

Os processos de democratização no Brasil depararam-se, entre tantos desafios, com a problemática da autonomia das Forças Armadas, já que a consolidação da democracia está relacionada, no que concerne às relações civil-militares, a um determinado grau de subordinação das forças armadas ao poder civil.

A pesquisa orientou-se por duas perspectivas. No primeiro plano – o debate acerca da Constituinte de 1988, sobre a revisão constitucional em 1993 e elaboração de leis complementares e projetos de lei sobre Forças Armadas. Foram analisadas as principais posições defendidas por atores políticos relevantes – partidos, militares, empresários e sindicatos– na configuração legal da função e das missões atribuídas ao aparelho militar.

O segundo plano focaliza a conjuntura do período pós-1985. Neste caso, trata-se de uma análise pontual de momentos cruciais da conjuntura política, pinçando os elementos diretamente vinculados àquela relação entre militares e sistema político. Neste plano estão inseridas as práticas e suas institucionalizações, as organizações e as identidades que se desenvolveram. O estudo das condições políticas da participação dos militares proporciona um referencial analítico apropriado para explicar o papel dessas Forças.

Expositor

Samuel Alves Soares

Doutor em Ciência Política – USP, Professor dos cursos de História e Relações Internacionais - UNESP

Debatedores

Suzeley Kalil Mathias

Doutora em Ciências Sociais – UNICAMP, Profa. dos cursos de História e Relações Internacionais - UNESP

Paulo Cunha

Doutor em Ciências Sociais – UNICAMP e Professor do curso de Ciências Sociais - UNESP



PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!


Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br


Data e horário: 11 de novembro de 2008 (terça-feira) às 18h30

Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória

Praça da Sé, 108 - 1º andar - metrô Sé - (11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br

Nenhum comentário: