Infância Urgente

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A não educação



Desde ontem repercute a emblemática situação da Escola do Amadeu Amaral, que depois de uma briga indiciada por duas adolescentes, os professores sem saber o que fazer(pode????) chamaram a policia, que ao chegar utilizou de violência contra os meninos e meninas que estavam na escola.

Os meios de comunicação, como sempre fizeram se colocaram frontalmente contra os adolescentes,sem analisar o processo histórico da educação no Brasil(não faria mesmo), mas sobretudo, sem informar tudo o que havia acontecido, para desencadear toda a situação.

Nem quero aqui falar do absurdo que foi a ação policial , que absurdo que é em uma escola dita modelo, com um numero reduzido de alunos, que deveria de fato, apresentar uma proposta referência em educação e ao contrário disso, reproduziu uma das cenas mais grotescas e reveladoras da nossa sociedade, que é a nossa guerra contra a infanto-adolescência!!!

A educação sabemos, nunca foi no Brasil o que deveria ser, desde os Jesuítas no Brasil Colônia e sua expulsão pelo Marques de Pombal, passando pelo Brasil Império, República, Ditaduras e no ultimo período , sejamos honesto a principal politica nunca foi prioridade, nem do ponto de vista politico , nem do ponto de vista teórico metodológico, foi a educação colocada no patamar devido.

Infelizmente os professores, que em um país autoritário, se valeram por muito tempo de uma respeitabilidade em decorrência de uma cultura de submissão imposta ao nosso povo , principalmente por um douto saber inexistente. Colocado diante do mundo real(condições de trabalho e desafio de protaginizar o processo educativo), não fazendo uma reflexão do seu local, o professor acabou se tornando cúmplices dos ideólogos da educação no país em uma posição contraditória, aonde é vitima e ao mesmo tempo vitimizador.

Sem ser simplista, mas realista, essa situação da Escola Amadeu Amaral é só um sintoma da situação de colapso que chegou a educação no Brasil. Diria que, se a sociedade não reagir, e não reagir com ações de dondocas que pretenciosamente falam em fazer o "resgate" da educação no Brasil, mas sim, com posições firmes e clareza de propósito daqueles que mais sofrem desse processo de exclusão do processo educativo, essa situação será irreversível!

Um comentário:

Anônimo disse...

A GLOBO FORJOU OS FLAGRANTES DA EE AMADEU AMARAL???

SEM TER COMO PROVAR, DEIXAMOS DE DIVULGAR... MAS TIVEMOS MUITA GENTE DA ESCOLA AMADEU AMARAL LIGANDO E DIZENDO QUE AS IMAGENS DO QUEBRA QUEBRA NÃO ERAM DE ONTEM... MUITA GENTE DIZENDO QUE ALGUMAS NEM ERAM DO BELENZINHO...
HOJE, NO TELEJORNAL SPTV (TV GLOBO), MUITO RAPIDAMENTE, A APRESENTADORA FALA QUE AS IMAGENS NÃO SÃO ATUAIS ("não sãp imagens exatamente de ontem", chico Pinheiro)... "SÃO DO MÊS PASSADO" (Mariana Godoy)... QUEM NÃO ESTAVA ATENTO NEM PERCEBEU A FALA DOS APRESENTADORES...
ORA, A QUE PONTO CHEGA O AFÃ DE DEMONIZAR ALUNO?
FORJAR FLAGRANTE???
OS MENINOS NO TELHADO NÃO SÃO DALI...
QUE COISA MAIS HORRÍVEL, NÉ DONA GLOBO????
ENTÃO, A GLOBO MESMO CONFESSA A FRAUDE:
FORJOU OS FLAGRANTES DA ESCOLA AMADEU AMARAL...
POBRES DOS ALUNOS... POBRE DA ESCOLA PÚBLICA.
AÍ DE NÓS...