Infância Urgente

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Entidades visitam unidades da Fundação Casa na semana dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cerca de 14 entidades da sociedade civil acompanhada por vereadores, deputados, senadores e defensores públicos, realizam no dia 8 de dezembro deste ano, segunda-feira, uma visita a diversas unidades de internação da Fundação CASA, que terão início às 9hs da manhã.

A visita às unidades da Fundação CASA era prática recorrente dessas entidades, que visa a fiscalização e o monitoramento do atendimento fornecido aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, principalmente o de internação. Após a edição da Portaria 90/05 baixada pelo Governo do Estado de São Paulo, as entidades ficaram impedidas de darem continuidade a essa prática, o que resultou no obscurecimento do tipo de atendimento oferecido aos adolescentes nessas unidades, principalmente as que foram inauguradas após 2005, ano da Portaria.

A fiscalização realizada por entidades da sociedade civil está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 194) e faz parte de um mecanismo de controle social muito importante na realidade de um país baseado no Estado Democrático. A entrada dessas entidades em unidades, principalmente de internação, contribui para a diminuição dos abusos e arbitrariedades que possam existir no interior desses estabelecimentos, contra adolescentes.

Este ano, a Portaria 90/05 foi derrubada por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que reconheceu a importância do papel das entidades na fiscalização das unidades de execução de medidas socioeducativas.

Os objetivos das visitas são apurar denúncias de violações praticadas contra os adolescentes em conflito com a lei que estão em medida socioeducativa de internação, retomar a prática de monitoramento dessas unidades por parte das entidades e da Defensoria Pública, conhecer a realidade das unidades de internação do Estado de São Paulo, dar visibilidade da situação atual das unidades de internação e tornar público para a sociedade, etc......

Convocamos todos para uma coletiva de imprensa, a ser realizada no dia 9 de dezembro, no Sindicato dos Psicólogos: Rua Arruda Alvim, 96

Para informações : 7167-1655 Gorete ACAT - Brasil
Daniel: 9327-4702 CEDECA - Interlagos
Givanildo : 7691-8763 Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente -SP

Nenhum comentário: