Infância Urgente

sábado, 20 de dezembro de 2008

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 77

Santo André doa área contaminada ao Estado
André Vieira
Do Diário do Grande ABC

O terreno oferecido pela Prefeitura de Santo André para que a Fundação Casa (antiga Febem)construa unidade de internação de adolescentes em conflito com a lei está contaminado. Estudo realizado em 2005 pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) localizou em amostras de água colhidas no lençol freático concentração de mercúrio e arsênio acima da média.
A área pertence ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), tem 12,5 mil metros quadrados e fica entre a linha férrea e a Avenida dos Estados, no bairro Várzea Capitão João, próximo da divisa com Mauá e do complexo viário Cassaqüera.
No passado o local foi ocupado por indústrias. Atualmente, parte de sua extensão é utilizada para guardar entulho.
O Semasa informou que em 2005 "foi recomendado que em hipótese nenhuma fosse utilizada a água extraída diretamente do lençol freático, mantendo somente o abastecimento do local pela rede."
Ontem, a Prefeitura informou que o índice de contaminação não inviabiliza a construção, desde que obedecidas as especificações determinadas.
A cessão do terreno foi anunciada oficialmente em 24 de julho deste ano. A expectativa da Fundação era começar as obras ainda em setembro.
"Nesse meio tempo tivemos notícias de que o terreno tinha problemas, além do entulho, que podem trazer riscos para a saúde dos adolescentes (por ter servido a indústrias no passado). Estamos contratando um laudo para conhecer exatamente o terreno e ver se temos condições ou não de construir", disse Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa.
A Fundação Casa informou que não tinha conhecimento da contaminação e que aguardará a conclusão das investigações ambientais. A expectativa é de que o estudo fique pronto somente em abril de 2009.
A construção de unidade da antiga Febem na cidade se arrasta por anos. Antes da área ao lado do Cassaqüera, cogitou-se a possibilidade das obras serem iniciadas em outros dois terrenos, um próximo da Estrada João Ducin e outro em área onde funcionava a Escola Estadual Professor José do Prado Silveira, na Vila Sacadura, mas nenhuma das iniciativas prosperou.
O projeto da Fundação Casa prevê a construção de dois prédios, cada um com capacidade para até 56 jovens. A expectativa da entidade é inaugurar a unidade de Santo André em 2009.

fonte: http://setecidades.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=1&id=3258965&titulo=Santo+Andre+doa+area+contaminada+ao+Estado

Nenhum comentário: