Infância Urgente

sexta-feira, 19 de março de 2010

Em resposta ao comentário do Assessor da FEBEM

O assessor da FEBEM, continua com a sua ação de tentar inibir a ação desse blogueiro, reproduzo aqui o seu comentário (Velha/Nova 151) e a minha resposta, conforme os meus leitores podem acompanhar.

Lucas disse...
Pelo seu raciocínio, é melhor então acabar com tudo. Destruir as unidades, desobedecer a Justiça e não ter lugar para atendimento. Se os adolescentes são indisciplinados - e o são por uma série de fatores, inclusive familiares, sem contar os provocados por ativistas irresponsáveis - cabe ao Estado tentar reeducá-los. Agora, isso não se dá sem problemas. Problemas como o de Campinas sempre existirão. No entanto, eles diminuíram sensivelmente. Infelizmente, alguns "analistas" de plantão enxergam apenas sob a ótica do branco e do preto, sem perceber as zonas cinzentas. Gostaria que o blogueiro, que se faz de porta-voz dos supostamente oprimidos, idealizasse um modelo que pudesse ser implantado no lugar do atual. Creio, porém, que o articulista prefira o atalho fácil de ser estilingue, pois talvez não tenha competência para se tornar vidraça.


Lucas,

Já vi a sua truculenta ação e sei que a força é uma das suas características, coisa que no momento não me intimidou e não me intimidará nunca, portanto, passemos ao debate, que é o que interessa quem acompanha esse blogueiro.

Bem, você realmente vem cumprido o papel para o qual foi contratado, geralmente os jornalistas que tem esse papel como o seu, prefere ficar fazendo o papel de bate pau, desqualificando e tentando desacreditar o interlocutor, acredite comigo isso não funcionará, você já deve ter percebido,mas se desejar tentar, continue, acolherei sempre em meu blog, os seus comentários, desde que não sejam anônimos, serão publicados e comentados por este missivista.

Em relação minha disposição para estilingue sem ter a menor experiência com a instituição ou com o debate de fato, não considerarei os meus um pouquinho a mais de 20 anos de militância e trabalho na área, mas considerarei a minha passagem pela instituição, não precisarei ,mas entre 1997/98( você pode olhar nos arquivos da instituição), poderá buscar informação da minha passagem ( quem faz o controle adora isso!), verá que fui da EU-13, que era conhecida como unidade do circuito grave, vai saber também que ação foi feita na EU-13, que dentre outras, virou referência, foi de lá que estimulamos a organização dos familiares dos adolescentes internos na instituição, que depois se tornou a AMAR, que este que vos fala, foi o presidente da mesa que fundou a entidade, no SESC do Carmo em 1998!

Mas, ainda vai ficar um pouco surpreso, com a carta escrita pelo diretor, que me avaliou quando da minha saída, na carta , que guardo até hoje, o diretor dizia, entre outras, que esta pessoa que você fala que gosta de ser vidraça, “era muito avançado para a instituição, que não estava preparada para assimilar, uma pessoa como o meu perfil”, novamente, você poderia fazer uma pesquisa ai nos arquivos da instituição, se não achar , pode ficar tranqüilo, eu tenho uma cópia dessa carta, se eu não tiver, o diretor à época, poderá escrever uma nova carta, para que você saiba , qual foi a minha experiência na instituição!

Agora, fica claro para tod@s os militantes que em 16 anos de governo do PSDB, nada mudou na instituição, ou seja, 16 anos para minimamente respeitar o ECA e o governo de São Paulo continua INFRATOR, como dizia um manifesto nosso de 1999, ainda continuam torturas, rebeliões etc etc. O assessor de imprensa sabe bem disso, porque é quem atua para que a imprensa não dê a informação, ontem mesmo recebi a noticia que os adolescentes de Itaquera, estão quebrados e trancados e porque não saiu na imprensa?? Por que será????? Sabemos eu , você e quem acompanha meu blog, que você monitora e tenta descobrir quais são as minhas fontes, que me permite denunciar com tanta precisão os absurdos que acontecem em todas as Unidades que consigo ter acesso! Só algumas para que se tenha noticia da situação da instituição: Iaras, Rio Claro, Ribeirão Preto, Sorocaba, Unidades do Brás, Vila Maria, Leopoldina, Guarulhos, Osasco, Vila Maria, Itaquera e muitas outras, mas aqui só algumas, que uma boa
fiscalização sem controle mostrará , o que de “novo vem sendo praticado na instituição!

Ainda., sobre os aplausos desse assessor, a FEBEM em 2005 editou uma portaria ilegal (Portaria 90), proibindo ao acesso a fiscalização da instituição, pelos defensores de direitos humanos de criança e adolescente, os tais ativistas irresponsáveis de que fala o assessor. Mas, o que durante anos escondia a instituição?? Não tinha mudado? Mas, quem muda quer mostrar que mudou, escancarar para a sociedade, que superou o passado, que tem de fato uma nova proposta, mas ao contrário, impediu que se soubesse o que acontecia intra muros da instituição, perseguindo e desqualificando muitos dos ativistas irresponsáveis, mesmo o estado brasileiro sendo responsabilizado pela Corte Interamericana , exatamente pela ação criminosa praticada pela instituição!

Em relação ao modelo implantado e a acusação em relação as família desestruturadas, se o meu interlocutor, fosse assistente social ou psicólogo, eu encaminharia a sua fala aos conselhos de serviço social ou de psicologia, infelizmente como não o é, terei que lidar com a sua ignorância sobre o que fala!

A FEBEM, fala que aderiu o SINASE – Sistema Nacional de atendimento sócio-Educativo, não me delongarei aqui, primeiro queria dizer que o tal SINASE, os militantes sociais de defesa dos direitos humanos de criança e adolescente, organizados no Fórum Estadual DCA, sempre foi contra esse tipo de disciplinamento da forma que foi feito, defendemos uma outra lógica, que não detalharei aqui porque ficaria muito longo. Mas, vejam leitores, mesmo no SINASE o governo de São Paulo, desrespeita e mente esse documento, vou pegar um aspecto que mata o tal “novo modelo” da FEBEM, que é o arquitetônico, que desrespeita totalmente o que este prevê, quando define que o modelo deve ser horizontal e diferente disso, a FEBEM construiu caixas linear de fazer loucos! A horizontalidade, tem sentido psicológico, porque explora a espacialidade, ajudando para que os adolescentes não sejam tão “indisciplinados” entre outras, mas o especialista assessor de imprensa, não quer se ater a isso, prefere culpar os “indisciplinados”, adolescentes, que se rebelam contra os constantes maus tratos que sofrem na instituição!


Não sei se o assessor desconhece, mas o posicionamento do movimento de defesa dos direitos humanos da criança e do adolescente é sim pelo fim da instituição, sem remendos mal feitos. Em diversas ocasiões, não em uma ou em duas, nos reunimos com diversos atores para dizer como fazê-lo, a mais famosa delas, não é da sua época, em 1999/2000, juntamos mais de 100 instituições na Assembléia Legislativa, com a participação dos Conselhos, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público , pasme! Poder Executivo, pois é a FEBEM participou, a Secretaria da Assistência Terezinha Fran, responsável pela FEBEM e representantes da instituição á época participaram, mas ao fim das atividades o governo se retirou , desrespeitando a rica construção daquele momento!

Muitas outras foram as contribuições dos “irresponsáveis ativistas”, ao longo desses 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, temos felizmente esse registro para provar que não é bravata idiota de um porta-voz dos supostamente oprimidos! Como não foi bravata que esse blogueiro, que por acaso vem a ser militante, que por acaso esteve na executiva do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que foi em algumas ocasiões debater com a presidente da instituição, que não esteve presente mandando representantes, que tiveram apresentações desatrosas, como foi o caso de Campinas e Guarulhos.

Ainda que se negou a tomar cafezinho à convite desse assessor, pisando nos tapetes vermelhos da instituição e eventualmente talvez, tentando ser seduzido para calar diante dos absurdos cometidos pela instituição, mas que sempre se propôs a debater publicamente com a representante da instituição a qualquer momento, mas infelizmente essa resposta nunca tive!


Essa foi a tônica desses 16 anos, a soberba, arrogância, desrespeito, marcaram quem esteve a frente dessa instituição, esse governo e os capachos, que preferem desqualificar, perseguir, controlar, mentir e perseguir as vozes que se levantam contra a instituição, que é a maior violadora dos direitos humanos de adolescentes do Brasil!

“Do rio que tudo arrasta se diz que é violento.
Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem” – Bertold Brecht

Um comentário:

silvio agente de segurança disse...

o debate deveria contemplar a questão da influencia do crime organizado, de adolescente que tem que cumprir medidas de internação por motivo de vender drogas a mercê de traficantes... da bandeira que o PCC levanta entre adolescentes, das cobranças entre adolescentes, da dificuldade de movimentar um adolescente que poe em risco a segurança da Unidade, seja pro sua agressividade, compleição física e tantas outras formas de coerção que envolvem lideranças entre jovens.
De Fato, companheiro, trabalhar com socioeducação já é dificil em qualquer lugar do teceiro mundo, mas sobretudo quando se tem que resguardar a privação de liberdade, pois se um adolescente foge, quem vai perder seu salário de fome é o agente, e aí Giva, desculpe-me, mas nenhum blogueiro vai dedicar algumas letras para escrever sua situação deplorável!

obrigado pelo espaço

Silvio