Infância Urgente

quinta-feira, 11 de março de 2010

Debate sobre a 1ª Conferência Nacional de Comunicação na Casa da Cidade

A Casa da Cidade vai promover na próxima terça-feira, dia 16, um debate sobre os resultados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), ocorrida em dezembro de 2009.



A Confecom reuniu diferentes segmentos da sociedade para elaborar e implementar propostas de políticas públicas na área de comunicação. O evento se desenvolveu em torno de três eixos temáticos: Produção de Conteúdo; Meios de Distribuição; e Cidadania: direitos e deveres.



Apesar da conferência não ter o poder de impor mudanças, ela é considera um grande passo para a organização do setor e gerou muitas polêmicas. Entre elas, estão:



- Criação de um Conselho Federal de Jornalismo, com o objetivo de regulamentar a profissão e instituir um código de ética;



- Redução na participação de estrangeiros em empresas nacionais de comunicação;



- Proibição de políticos exercerem a função de comunicar no período de seus mandatos;



- Obrigatoriedade do diploma para jornalistas;



- Controle social da mídia, com a participação popular em diversos processos.



O objetivo da conferência foi documentar as propostas aprovadas para que elas se tornem base de um novo marco regulatório das comunicações. No entanto, antes de se transformar em lei, as propostas precisam ser encaminhadas para a apreciação do Congresso Nacional.



E para discutir o assunto com vocês, a Casa da Cidade convidou João Brant, do Intervozes e Coletivo Brasil de Comunicação Social; Renato Rovai, da Editora Publisher e Revista Fórum; e Walter Vieira Ceneviva, vice-presidente executivo do Grupo Bandeirantes.





Debate sobre a 1ª Confecom



Data: 16 de março, terça-feira

Horário: 19h30

Local: Casa da Cidade

Endereço: Rua Rodésia, 398



Debatedores confirmados:

João Brant - Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social

Renato Rovai - Editora Publisher/Revista Fórum

Walter Vieira Ceneviva - Vice-Presidente Executivo do Grupo Bandeirantes

Nenhum comentário: