Infância Urgente

sábado, 27 de março de 2010

A QUESTÃO INDÍGENA: CAMINHOS E DESAFIOS

Curso em parceria com a Defensoria Pública Federal e Estadual



Público alvo: professores de ensino fundamental e médio, membros da Defensoria do Estado e da União, lideranças indígenas, estudantes....)

Carga horária: 36 h.

Dia e horário: às 6ª f., das 19 às 22h e aos sábados, das 9 às 13h

Datas: abril 23 e 24; maio 7, 8, 14, 15, 21 e 22.

Local: Anfiteatro da Defensoria Pública da União, rua Fernando de Albuquerque, 155 (perto da rua Bela Cintra, próximo à av. Paulista).

Inscrição: na Defensoria pelo tel. 3112-1278 (à tarde). Vagas limitadas



Objetivo do curso



Sensibilizar diversos segmentos de nossa sociedade para a riqueza e diversidade das culturas indígenas e nossa responsabilidade em defesa de seus direitos, para que se concretizem políticas públicas do Estado que visem sua defesa.



Proposta geral do curso



Dia 23/4 (6ª f. à noite)



- Abertura pela Defensoria



1. Desafios para o estudo da questão indígena na escola (Benedito Prezia/antropólogo e escritor, e Edson Kayapó/doutorando Educação-PUC)



Situar o desconhecimento das culturas indígenas, que dificulta da implementação de políticas públicas que lhes sejam favoráveis e o desafio de implementar a nova lei 11.435/2008, que exige que a história e cultura indígena sejam dadas nas escolas.



A partir do vídeo Brasil Indígena, cinco séculos de resistência (Imagem), levantar os seguintes pontos:



1.1 Abandonar o eurocentrismo, enfocando uma história a partir dos povos indígenas.

1.2 Abandonar o conceito de “descobrimento” do Brasil, mostrando o processo de conquista e extermínio dos povos indígenas.

1.3 Superar o estereótipo do indígena romântico e do indígena genérico, buscando conhecer as várias culturas e tradições indígenas.

1.1 Conhecer os episódios importantes da resistência indígena e conhecer os líderes e heróis indígenas, de ontem e de hoje: Ajuricaba, Sepé Tiaraju, Marçal Guarani, Xicão Xukuru...

1.2 Apresentar os povos indígenas hoje: diversidade cultural e população.





Dia 24/4 (sábado de manhã)



2. Conhecendo as várias culturas indígenas (Marcos Tupã/aldeia Krukutu e Profa. Niminon S. Pinheiro/UNIRP- Rio Preto)



2.1 Os povos da floresta

2.2 O povo Guarani

2.2.1 Hábitos, moradia, alimentação

2.2.2 Convivendo com a natureza

2.2.3 O Guarani no contexto urbano de São Paulo

2.2.4 Os povos indígenas do Oeste paulista



Dia 7/5 (6ª f. noite)



2.3 Os povos do cerrado – Xavante e Bororo (Jurandir Siridiwê Xavante/Ideti e Profa. Renate Vietler/USP)



2.3.1 Moradia

2.3.2 Alimentação

2.3.3 Convivendo com a natureza



2.4 Conhecendo os ritos

2.4.1 Os ritos de passagem, sua diversidade e importância



Dia 8/5 (sábado manhã)



2.5 Os indígenas do Nordeste e os povos resistentes (Renato Pankararé, Dora Pankararu/Associação SOS Pankararu e Beatriz Maestri/CIMI)



2.5.1 Uma outra maneira de ser indígena

2.5.2 As tradições mestiças (toré, a banda de pífano...)

2.5.3 Da aldeia à cidade (o processo migratório)

2.5.4 A presença destes indígenas em São Paulo



Dia 14/5 (6ª f. noite)



3. Utopias indígenas (Profa. Marília Godoy/Univ. São Marcos)



3.1 Terra mãe, terra sagrada

3.2 A economia de partilha e de reciprocidade

3.3 Festa, momento de solidariedade

3.4 Uma chefia assentada no serviço e no prestígio

3.5 O idoso, fonte de sabedoria

3.6 O respeito e o amor pela criança

3.7 A valorização do corpo



Dia 15/5 (sábado manhã)



4. A contribuição indígena para a cultura brasileira (Edson Kayapó/doutorando PUC, Daniel Munduruku/filósofo, escritor e Benedito Prezia, antropólogo e escritor)



4.1 A matriz tupi-guarani

4.2 A matriz cariri-sertaneja

4.3 A matriz amazônica

4.4 Culinária de raiz indígena do Leste e Sudeste

4.5 Culinária de raiz indígena na Amazônia

4.6 Nossa herança indígena (hábitos, temperamento)



4.7 O universo mítico indígena

4.7.1 Como trabalhar os mitos

4.7.2 Os heróis civilizadores (Maíra, Sumé)

4.7.3 As entidades guardiãs da natureza

4.7.4 Os novos escritores indígenas



4.8 Festas e músicas mestiças

4.8.1 A Festa Junina

4.8.2 A música sertaneja e o forró



Dia 21/5 (6ª f. noite)



5. Questão indígena uma questão política (Bel. Rejane Silva, Pankararu, Jerá Guarani/profa. Guarani da Aldeia Tenondé Porã e Profa. Lúcia Helena Rangel/antropóloga PUC-SP)



5.1 O novo estatuto dos povos indígenas

5.2 Por uma escola diferenciada

5.3 Terra é vida: a luta pela terra



Dia 22/5 (sábado manhã)



Painel introdutório pelos indígenas de São Paulo:

Avanir F. de Oliveira, Fulni-ô e membro do Conselho Estadual Indígena); Emerson de Oliveira Souza (Guarani Nhandeva e aluno do Programa Pindorama-PUC-SP); Pedro Macena (Guarani Mbyá – Aldeia Jaraguá) e Magna Gonçalves (povo Kaimbé).



-Apresentação da Defensoria da União



- Apresentação da Defensoria estadual

Um comentário:

Junior Tyhú disse...

a nova lei e 11.645 e não a lei 11.435/2008, que exige que a história e cultura indígena sejam dadas nas escolas.