Infância Urgente

sexta-feira, 12 de março de 2010

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 149

Essa unidade era considerada modelo pela Febem/Fundação Casa! O que mudou mesmo?

"Tumulto na Fundação CASA mobiliza a PM mais uma vez em Rio Claro/SP...".
Tumulto na Fundação Casa mobiliza a PM mais uma vez
Sidney Navas

Em estado de atenção. O que há pouco tempo era sinônimo de ordem e referência estadual, parece aos poucos se transformar em um verdadeiro barril de pólvora, pronto para explodir a qualquer momento. A Fundação Casa de Rio Claro (antiga Febem), enfrentou dois tumultos em pouco mais de dois meses. Na manhã de segunda-feira, um grupo de adolescentes, que cumpre medidas sócio-educativas no prédio da Fundação Casa, promoveu um grande tumulto na unidade que só foi controlado com a chegada da Polícia Militar. No último dia 30 de dezembro a PM também foi chamada ao local para conter alguns adolescentes infratores.
O advogado e diretor da Organização Não Governamental Udam (União dos Amigos do Menor), que é responsável pela gestão compartilhada da Fundação Casa, Adriano Marques, explica que cerca de quatro internos passaram a investir contra os funcionários, que foram obrigados a se defender e usar a força moderada para tentar conter os ânimos dos jovens internos. Mas a situação só se normalizou com a chegada de policiais militares de RC e Ipeúna.
Adriano esclarece que esse grupo, composto por cerca de quatro ou cinco jovens, busca o que ele mesmo classifica como um "reconhecimento" dentro da própria unidade, tentando a todo custo passar a imagem de liderança aos demais internos. "Nunca admitimos e jamais iremos admitir qualquer tipo de insubordinação. Esses jovens eram considerados líderes quando estavam no mundo do crime e agora pensam que podem continuar ostentando esse título. Aqui não existe internos líderes, mas sim regras que precisam ser seguidas", esclarece o advogado. Apesar da confusão, ele conta que as atividades programadas na Fundação Casa prosseguiram normalmente.

fonte: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/seguranca/rio_claro/57122-Tumulto-na-Fundacao-Casa-mobiliza-a-PM-mais-uma-vez-

Nenhum comentário: