Infância Urgente

quarta-feira, 17 de março de 2010

O jornal sem caratér nenhum...

Não costumo falar sobre a vida partidária, nem das eleições porque essa pouco interessa para as mudanças de fato, o atual modelo só faz agravar, em sua maioria as eleições já estão decididas antes da abertura das urnas, pois já sabemos quem são os dois que poderão nos governar, ou seja as cartas são dadas no começo do jogo, que nos faz não escolher o que é melhor para o povo, mas o que o jogo define que é o melhor!

Nos últimos tempos, temos dois partidos que disputam o deslocamento do poder politico e econômico, ambos aliados e com praticas conservadoras, um é o PSDB que tem uma aliança com o DEM de Arruda do DF e Kassab de São Paulo e o outro é o PT que tem alianças com o PMDB de Sarney e Renan Calheiros.

Como podemos vê, nada se altera, mas tem algo que tem se alterado , piorando ainda mais o que era ruim, que é a qualidade das informações que são publicadas na grande impressa.

O Insittuto Milennium a nata do conservadorismo da comunicação, fez a umas 3 semanas um encontro para discutir os meios de comunicação no Brasil, juntou o Presidente da RCTV que tentou dar o golpe em Chaves, até a Opus Dei que foi um dos participes do Golpe Militar de 64 aqui no Brasil, ou seja só filé mignon do pensamento convervador das américas.

As conclusões desse encontro, foram as mais estaparfúdias possíveis, como a esquerda está em franca ascensão no país, que o PT é trotskista, que a participação popular não pode acontecer, porque o povo não sabe o que faz, logo controle social é censura e outras besteiras que nem vale a pena falar.

O que ficou muito explicito porém, foi que esse grupo conservador, tem sentido que rapidamente perde o controle do poder economico para o outro grupo liderado pelo PT, que não tem projeto de esquerda ou socialista, só quer de fato fazer como fez a burguesia de 1789 na Revolução francesa, ter o poder politico e economico, no caso uma pequena parcela de sindicalistas e de burocratas da máquina petista, que fizeram a sua revolução pessoal, querem garantir o seu convite permanente nesse pequeno clube da esbórnia nacional!

Os senhores arauto da imprensa livre, decidiram que irão combater a possibilidade da candidata do PT ganhe e que o candidato do PSDB seria o seu(grande midia) candidato e a sua defesa deveria ser feita.

Ai que vamos vendo a reação da mídia contra o outro lado, e quem sai na frente? Quem??

Um corte rapido, é muito conhecido um rocadilho que se faz dos dois grandes jornais de São Paulo, que é mais ou menos assim:

" O Estado de São Paulo é um Jornal sem carater e a Folha de São Paulo, sem carater nenhum!"

Dito isso, o curioso aqui é analisar como noticias são tratadas pelos dois jornais, fato que tem afastado cada vez mais gente séria a leitura da Folha de São Paulo, pela manipulação das informações.

Desde ontem a Folha de São Paulo através de seus articulistas, noticia que a candidatura do candidato do PSDB cresceu, já que a candidata da banda de lá, do PT estava se aproximando, a ex-ombudman da Folha , Renata Lo Prete, desde ontem solta notas desse tipo:

"Apertando. Ibope a ser divulgado hoje traz José Serra (PSDB) cinco pontos à frente de Dilma (PT) não apenas no primeiro turno mas também na simulação de segundo."

Hoje ainda foi dubia, mas as de antes de ontem...

"Bola de cristal. Nas contas do PSDB, Serra aparecerá na próxima pesquisa com algo em torno de 3 a 7 pontos percentuais à frente da candidata petista, Dilma Rousseff."

Desde o final das pesquisas todos sabiam que a diferença entre os candidatos caiam, que já estavam empatados tecnicamente, mas a colunista resolveu ignorar isso, não ressaltando esse aspecto em decorrencia da liderança do candidato do PSDB.

Diferente tratou o fato, o seu colega Fernando Rodrigues em seu blog ele crava:

"Serra cai, mas fica em 1º lugar, diz Ibope"

E ainda uma grande diferença é como o Estado de São Paulo, trata a noticia:

"CNI/Ibope: diferença entre Serra e Dilma cai 16 pontos porcentuais
Pré-candidata do PT, que tinha 17% das intenções em dezembro, foi para 30%. Tucano caiu de 38% para 35%".

De nada me importa essa disputa, mas é importante que cada vez mais entendamos que a informação e a forma como ela é dada, tem aspectos de manipulação pela grande imprensa, que não devemos mais desprezar em momento algum.

Nenhum comentário: