Infância Urgente

segunda-feira, 15 de março de 2010

“A teoria e a praxis do educador Paulo Freire”

“A teoria e a praxis do educador Paulo Freire”

Dia 17 de março, às 15h, na UMAPAZ

(Não é preciso se inscrever. Pedimos chegar com 15 minutos de antecedência)



A UMAPAZ convida para a palestra de Nita Freire (Ana Maria Araújo Freire), no dia 17 de março das 15h às 18h, destinada a educadores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e demais interessados na vida e obra de Paulo Freire.



O evento tem por objetivo promover uma reflexão sobre a teoria e a praxis do pedagogo e pensador Paulo Freire. Segundo Nita Freire é preciso ampliar e aprofundar a capacidade de leitura do clássico “Pedagogia do Oprimido”, publicado em 1968, para as outras obras do educador.



Para Nita, Paulo Freire não foi apenas o criador de um “método de alfabetização”. Essa visão reduz, diminui e minimiza a sua compreensão libertária, problematizadora da Educação. “O que caracteriza o pensamento de Paulo é uma epistemologia, uma teoria educacional ético-crítico-política ou, como ele dizia com humildade: “certa compreensão crítica”, afirma Nita Freire.



Doutora em Educação pela PUC−SP e viúva do educador Paulo Freire, como sucessora legal da obra de Paulo Freire, desde 1997 Nita vem organizando e fazendo publicar seus livros inéditos e traduzindo a sua obra escrita, a partir de 1988, para idiomas estrangeiros. É autora, entre outros, do livro “Paulo Freire – Uma História de Vida” (Villa das Letras), vencedor do Prêmio Jabuti de 2007, na categoria biografia.



Serviço: “A teoria e a praxis do educador Paulo Freire”
Palestrante: Nita Freire (Ana Maria Araújo Freire)

Coordenação: Shirley Dayse Gomes Pellicciari e Angélica Berenice de Almeida

Público focalizado: educadores, psicopedagogos, psicólogos e interessados.

Dia e Horário: 17 de março, das 15h às 18h

Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268 - portão 7A, Parque Ibirapuera

Não é preciso se inscrever. Pedimos chegar com 15 minutos de antecedência.

Um comentário:

cremilda disse...

/03/2010 - 19:03
IMPRENSA LIVRE, PAÍS LIVRE…
Uma imprensa livre é sinal de um país livre, sem corrupção e sem impunidade.
A função da imprensa livre é informar e formar opinião de modo justo e equilibrado, com análises de fatos de modo isento. (DEVIA POR EXEPLO, DIVULGAR OS MOTIVOS TORPES DESSA GREVE DOS PROFESSORES, ESCONDIDOS NA PAUTA QUE NAO DIVULGAM.. COMO FEZ O GILBERTO DIMENSTEIN, SÓ ELE, E NUMA LINGUAGEM MUITO ELEGANTE QUE NÃO ATINGE O POVÃO.) Num país livre o começo de tudo é a educação com uma escola pública de qualidade.
No Brasil os corruptos fazem o impossivel para não termos nem imprensa livre e nem escola pública de boa qualidade. Quanto mais ignorante o povo mais aceita a corrupção como inevitável.
As informações da violência por exemplo, chega na imprensa pelos sindicatos dos professores. Sindicatos miliorários e poderosos politicamente falando.
A imprensa olha e ouve apenas um lado.
O lado das professoras que repassam sempre a informação a seu bel prazer.
A imprensa compra sem pensar,não vai ouvir a família do aluno, seus colegas e nem ele mesmo.
A matéria prima de um país de maior valor, são seus jovens, ignorados, transformados em bandidos perigosos, numa escola falida moralmente.
Aluno tem que ser humilhado e ofendido, até ser espancado sem reagir. Se reage vira bandido perigoso que bateu na santa da professora.
A imprensa acuada, com medo de contrariar a poderosa categoria, vai dando tiro no pé…
Contrariar uma professora pode ser contrariar alguém muito importante que a colocou na escola. Muito importante mesmo.
Vira então uma bola de neve. Um ciclo vicioso dificil de romper.
A escola ruim e sem fiscalização nenhuma. Nenhuma avaliação vai formando uma geração de analfabetos sem espírito crítico e fraca que sustenta a corrupção.
Só a imprensa pode libertar a escola pública da impunidade e o país da corrupção.
Pode e deve.
Basta querer e lembrar que
Imprensa livre, país livre….