Infância Urgente

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Homens ganham seis meses de Licença-Adoção na Caixa

17.06.09 - Brasília
Ampliação do benefício garante direitos iguais para homens e mulheres que trabalham na Caixa

A Caixa decidiu conceder até 180 dias de licença-adoção para seus empregados solteiros ou em relação estável homoafetiva. O benefício já havia sido instituído pela Caixa em abril deste ano, quando também passou a valer a licença-maternidade e adoção de seis meses para as empregadas, mas, para homens solteiros ou unidos a companheiros do mesmo sexo, a licença estava limitada a 30 dias. A partir de agora, a ampliação do benefício garante direitos iguais para homens e mulheres que trabalham na Caixa.

A licença adoção para o homem solteiro ou em união homoafetiva será iniciada na data estabelecida para a guarda com fins de adoção e terá prazos diferenciados de acordo com a idade da criança. O prazo de 180 dias vale para a adoção de criança com até um ano de idade. No caso de crianças até quatro anos, a licença será de 120 dias e de 75 dias para a idade de 4 a 8 anos.

Para o vice-presidente de Gestão de Pessoas, Édilo Ricardo Valadares, a instituição tem assumido posturas pioneiras e vanguardistas. “Isso não só consolida cada vez mais a imagem de empresa socialmente responsável entre o nosso público interno e externo, como também visa o bem-estar e desenvolvimento equilibrado da sociedade brasileira, fomentando a mudança da cultura vigente em direção à equidade de gênero e inclusão”, frisou o vice-presidente

Igualdade de direitos - Pioneira na criação da licença adoção para homens solteiros e casais em união homoafetiva, a Caixa também foi a primeira empresa a reconhecer, em 2006, a parceria de pessoas do mesmo sexo para as políticas internas de benefícios trabalhistas, o que permitiu aos funcionários incluírem seus companheiros homossexuais e os filhos dessa união no plano de saúde corporativo e plano de previdência privada, entre outras coisas. Desde então, a Caixa passou a patrocinar a Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo.

Tais iniciativas estão alinhadas à política de responsabilidade social e de gestão de pessoas da empresa, que reconhece e valoriza a diversidade humana, as diferenças culturais, sociais e individuais e opõe-se a toda forma de discriminação, seja ela de raça, etnia, religião, idade, capacidade, gênero, orientação sexual, orientação político-partidária ou de qualquer ordem.

Cerca de 154 empregados cadastraram seus companheiros do mesmo sexo no Programa de Previdência Privada (Funcef), dos quais 21 estão recebendo benefício. Hoje são 228 companheiro/as do mesmo sexo inscritos no Saúde Caixa.

Nenhum comentário: