Infância Urgente

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Tráfico coopta adolescentes

Drogas também arrastam consigo boa parte dos adolescentes que somem de casa
Rodrigo Lopes | rodrigo.lopes@zerohora.com.br

Ao mesmo tempo em que respondem pela maior parte dos assassinatos, as drogas acabam arrastando consigo boa parte dos adolescentes que somem de casa.

Famílias desestruturadas e falta de diálogo abrem portas para drogas como o crack, uma das novas causas para o desaparecimento de adolescentes, cooptados por traficantes.

– O crack é responsável por 80% dos homicídios e causa muitos desaparecimentos – ressalta o delegado Bolívar Llantada, da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos.

Foi a desunião familiar que transformou o norte do Estado em um terreno fértil para que o paranaense Adriano da Silva matasse nove meninos, de setembro de 2002 a janeiro de 2004. Ele atraía as vítimas, em geral crianças pobres, com promessas de brinquedos. Matava-os de forma cruel e, depois, os violentava. Adriano cumpre pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.

Os crimes traumatizaram a região, onde os pais entram em pânico cada vez que uma criança some.

– Ouço a voz dele, vejo ele me chamar, corro lá para fora e grito o nome dele – diz aos prantos Eliane Silveira, mãe de Alessandro, nove anos, um dos meninos assassinados por Adriano.

Na guerra para curar o estigma da região, a promotora da Infância e da Juventude de Passo Fundo, Ana Cirne, culpa as famílias desestruturadas.

– É preocupante a situação de adolescentes, principalmente meninas vítimas de exploração sexual – avalia.

A psicóloga do Departamento Estadual da Criança e Adolescente (Deca) Suzana Braun acrescenta a falta de diálogo.

– A gente tem de trabalhar com esse pai, mãe, esse cuidador, e fazer cada vez mais trabalhos preventivos, ensinar nossas crianças que não devem aceitar doces de estranhos. Orientar nossas meninas, que muitas vezes ficam encantadas quando aparece um sujeito e oferece cursos de modelo. Eles usam todos os artifícios cruéis para obterem êxito nas suas violências – explica.

*Colaboraram Cid Martins, Jocimar Farina (Rádio Gaúcha) e Fábio Almeida (RBS TV)

Fonte: ZH

Nenhum comentário: