Infância Urgente

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Campanha combate trabalho infantil no período junino

Atividades também têm o objetivo de enfrentar situações de mendicância, uso e abuso de álcool e outras drogas; programação segue até o dia 15

Da Redação do pe360graus.com

Uma campanha vai aproveitar o período de São João para combater a exploração de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco. A campanha vai se concentrar nos principais polos de festas juninas da cidade, para lembrar que 12 de junho é Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. A programação segue até o dia 15.

As atividades têm o objetivo de enfrentar as situações de vulnerabilidade e risco vivenciadas por crianças e adolescentes da cidade, resgatando-as de situações como trabalho infantil, mendicância, uso e abuso de álcool e outras drogas.

Durante os festejos juninos, de 21 a 24 de junho, funcionarão dois polos de atividades: um na Praça do Arsenal (Recife Antigo) e outro no Sítio da Trindade (Casa Amarela), das 19h às 1h. “Nesses polos, vamos acolher crianças e adolescentes que acompanham pais que trabalham nesse período, para que elas não estejam em situação de exploração”, diz a secretária de Assistência Social da cidade, Karla Menezes.

A ação terá início nesta quinta-feira (11) com a campanha educativa "Acorda Povo para a Garantia dos Direitos", onde equipes de educadores sociais farão a sensibilização da população, através do diálogo e distribuição de panfletos informativos próximo ao evento, sendo encerrado com um verdadeiro arrastão.

“São atividades integradas com Governo Estadual e Comissão Municipal de Erradicação do trabalho infantil, panfletagem, caminhadas, atividades culturais para crianças e seminários. No dia 15, teremos a apresentação da peça infantil ‘A árvore de Júlia’ para 3.900 crianças atendidas pela rede de Assistência Social do Recife”, explica Karla Menezes.

PROGRAMAÇÃO
No dia 21 de junho, terão início as ações educativas de enfrentamento à vulnerabilidade social e sensibilização da população. Das 19h à 1h, também serão iniciadas nos dois polos de atuação diversas oficinas temáticas: artes plásticas, recreação, dança popular junina, teatro e percussão. Comandadas por educadores e oficineiros, as oficinas são voltadas para crianças e adolescentes com idades entre sete e 17 anos e 11 meses, que trabalharão com atividades sócio-educativas a partir do tema do ciclo junino 2009, resgatando a cultura popular.

Entre os dias 21 e 24 de junho, o Espaço Travessia, localizado no Recife Antigo, também disponibilizará uma creche para o atendimento de crianças de zero a seis anos, com capacidade para 35 atendimentos por noite. As ações da campanha Doação Cidadã também serão divulgadas para a população durante todo o evento.

Após o trabalho de atendimento aos jovens, haverá o cadastramento e encaminhamento das crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social para os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade. “As atividades são permanentes, mas é preciso que as pessoas se conscientizem e não deem esmolas no sinal, por exemplo, porque ela garante a fixação da criança naquele espaço”, lembra a secretária de Assistência Social, Karla Menezes.

A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social do Recife, junto com o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Fundação de Cultura, Dircon, Emlurb, Guarda Municipal, CTTU, Ministério Público, Ascriad, Conselhos Tutelares, GPCA, Juizado da Criança e do Adolescente e o comércio local. Para tirar dúvidas, o telefone do Ministério Social é o 0800-707-2003.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/criancas-e-adolescentes/2009/06/11/NWS,492314,4,87,NOTICIAS,766-CAMPANHA-COMBATE-TRABALHO-INFANTIL-PERIODO-JUNINO.aspx

Nenhum comentário: