O relatório de Situação da Infância Brasileira 2009, lançado, em Brasília, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostrou que quanto mais violenta a região, menor o índice de desenvolvimento educacional das crianças.
Os números do documento apontam também que 64% das crianças que entram na escola se transformam em jovens que terminam o ensino médio.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também mostra ser inversamente proporcional a taxa de homicídio.
Um dos municípios usado para comprovar o índice é o Rio de Janeiro. A média de homicídios na Região Metropolitana do Rio é de 130 por 100 mil habitantes e o Ideb estimado é de 3,8 da 1ª a 4ª série.
Já nos municípios que apresentam uma taxa de 85 homicídios por 100 mil habitantes - média em municípios fora da região metropolitana do Rio -, o Ideb sobe para 4,0.
O Ideb também registra que dos 64% de crianças que entram na escola e terminam o ensino médio, apenas 47% o fazem com a idade correta, 17 anos.
"O que leva um adolescente a abandonar a escola é que ela não tem vínculo com o seu projeto de vida", diz Maria de Salete Silva, oficial de projetos de Educação do Unicef e coordenadora do relatório.
Além disso, o índice constata também que uma criança que vive em comunidade urbana pobre tem 16% a mais de chance de estar defasada na 4ª série do ensino fundamental, do que aquelas que vivem em outros bairros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário