Infância Urgente

terça-feira, 2 de junho de 2009

SP tem 56% mais detentos do que capacidade dos presídios

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Os presídios do Estado de São Paulo abrigam 56% mais presos do que a sua capacidade. Há 149.097 detentos onde caberiam 95.539. Os dados oficiais, da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), foram atualizados na semana passada. Em outubro, segundo o censo penitenciário do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), estavam presas no Estado 145.096 pessoas.
A divulgação dos dados, hoje disponíveis no site da pasta, mostra uma mudança de postura do governo José Serra (PSDB), que, até a semana passada, se negava a informar a lotação das unidades prisionais, alegando razões de segurança.
No Estado, o anexo da Penitenciária de Marília é o campeão de superlotação. Abriga 272% a mais do que sua capacidade: são 372 presos onde só caberiam cem.
Na capital, o maior problema ocorre na penitenciária feminina, que abriga 832 mulheres onde cabem 251, ou seja, mais que o triplo.
A assessoria de imprensa da SAP disse que a superlotação deve ser resolvida com a construção de 49 unidades, até 2011. Sobre a liberação dos dados, limitou-se a dizer que "critérios que estabelecem "motivo de segurança" são assuntos internos".

Fonte: FSP

Nenhum comentário: