Infância Urgente

terça-feira, 2 de junho de 2009

Ninjas atacam de novo e matam um

Da Redação

EDUARDO VELOZO FUCCIA


As últimas noite e madrugada foram violentas em São Vicente. Em situações aparentemente distintas, três pessoas foram baleadas por quatro desconhecidos ocupando duas motos e um rapaz foi executado a tiros, sem que haja qualquer pista do assassino ou assassinos.

O primeiro crime foi às 22h50 de terça-feira, na Rua Estância, Jardim Guassu. Em uma ação típica de ninjas (matadores que agem em motos e com os rostos encobertos por capuz ou capacete), quatro desconhecidos atiraram contra um adolescente e dois homens.

Todas as vítimas residem na própria rua da tríplice tentativa de homicídio e foram atingidas nas pernas. Porém, uma delas, José Milton de Menezes Júnior, de 26 anos, também levou um tiro na cabeça, estando internado em estado grave na Santa Casa de Santos.

As demais vítimas são Kleber Silva Santos, de 33 anos, e o adolescente T., de 17, que permaneciam internados até ontem à tarde no Centro de Referência em Emergência e Internação (Crei).

As placas e demais características das motos nas quais estavam os quatro criminosos não foram anotadas. Como eles usavam capacete e a ação foi muito rápida, Kleber e o adolescente já disseram que não têm condições de descrevê-los.

Essas vítimas apenas contaram que caminhavam pela rua quando as motos se aproximaram e os ocupantes da garupa dispararam diversas vezes. O atentado ocorreu sem que nada o justificasse, ainda destacaram os feridos.

Esse tipo de ataque tem se tornado corriqueiro na Baixada Santista, em especial São Vicente, elevando a incidência de assassinatos e tentativas de homicídio. Os casos acontecem durante a noite e a madrugada, sendo as vítimas sempre surpreendidas por atirador e sem motos.

Ausência de testemunhas e a prestação de socorro, inclusive a vítimas já mortas, prejudicam, quando não inviabilizam por completo, a realização de eventuais perícias. Outro fato curioso também se refere à falta de vestígios, entre os quais cápsulas deflagradas ­ indício de que as ações foram cometidas por profissionais.

Dos inúmeros e recentes atentados e execuções cometidos por ninjas na região, não há um sequer que esteja esclarecido. Esse fato, por si só, justifica uma investigação unificada e por parte de uma unidade especializada, como é o caso do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

EXECUÇÃO SUMÁRIA

Ainda em São Vicente, na Rua Lourival Moreira do Amaral, no Jóquei Clube, Fabiano de Paula Rodrigues, de 18 anos, foi morto a tiros em circunstâncias a serem ainda elucidadas. O crime ocorreu à 1h35 de ontem e ao local se dirigiram o policial militar Marcelo Fontana e, posteriormente, o delegado Vanderlei Aparecido Cavalcante.

Fontana já se deparou com o corpo da vítima coberto por um lençol e rodeado por diversas pessoas. Nenhuma delas, no entanto, quis prestar qualquer informação, provavelmente por temer a lei do silêncio. O homicídio é investigado pela equipe do 2º DP de São Vicente(Cidade Náutica).

Nenhum comentário: