Infância Urgente

quarta-feira, 11 de março de 2009

392 mortes.Esse é o número de assassinatos registrados no Estado -ES somente neste ano, até o último dia 9

O extermínio continua... Às autoridades públicas não conseguem explicar por apesar de muitas "políticas públicas" às curvas ascendente de homicídios nao caem? A cor/etnia dos que têm seu sangue derramado não é anunciada e problematizada pelo discurso do poder... Por quê?
Igor Vitorino
Crimes no Estado. Violência sem fim
A GAZETA, 11/03/2009 -

O número de assassinatos no Espírito Santo voltou a subir pelo terceiro ano consecutivo, chegando a 1.958 pessoas mortas em 2008, um aumento de 2,9% em relação a 2007. O percentual parece pequeno, mas representa a dor que vão sentir, pelo resto da vida, mais 55 famílias em relação ao ano anterior.

Com esse índice, o Estado registra uma taxa de assassinatos por 100 mil habitantes - parâmetro internacional usado na comparação de violência entre regiões distintas - superior ao dobro do que é tolerável pelo Ministério da Justiça. O Espírito Santo atingiu o índice de 54,9 assassinatos por 100 mil habitantes. A taxa do Ministério da Justiça é de 25 assassinatos por 100 mil habitantes.

Além disso, o resultado impediu - mais uma vez - a Secretaria Estadual de Segurança (Sesp) de alcançar a meta estabelecida pelo governador Paulo Hartung de reduzir em 10% o número de assassinatos no Estado ao ano.

Liderança

O município da Serra foi onde mais pessoas foram assassinadas no Estado: 433 homicídios, concentrando 34% dos crimes desse tipo na Grande Vitória. Em Guarapari, houve o maior aumento percentual de assassinatos na Região Metropolitana (25%), com 80 assassinatos, o maior número de mortes desse tipo nos últimos 9 anos.

Dos 78 municípios do Estado, 40 registraram aumento no número de assassinatos na comparação entre 2008 e 2007. Na Grande Vitória, Viana liderou positivamente as estatísticas, com uma redução de 32,5% nos números de assassinatos na cidade. Em Vila Velha (-14,5%) e Vitória (-4%), os homicídios também diminuíram.

Os dados foram apresentados ontem pelo secretário estadual de Segurança, Rodney Miranda, que também mostrou estatísticas referentes a outros crimes, como roubos e furtos. E de 26 itens apresentados, houve redução nos números em apenas seis situações, sendo dois deles furto e roubo de veículos, que caíram, juntos, em média, 5%.

Na análise dos dados, o secretário destacou o plano de enfrentamento do governo. "Quanto aos homicídios, observamos uma estabilização em relação ao ano passado, mas em patamares ainda altos. No entanto entendemos que o trabalho que temos feito, concentrado, dará um resultado satisfatório a médio prazo. O nosso plano de enfrentamento está em curso, e onde já atuamos, por exemplo, em Vila Nova de Colares e Feu Rosa, na Serra, ou em São Pedro , em Vitória, o resultado já apareceu com a redução dos homicídios", frisou.

Cenário

"Nunca consideramos a situação alarmante e estamos trabalhando sério para que esse quadro mude o mais rápido possível"
Rodney Miranda
Secretário estadual de Segurança Pública

Estatísticas do primeiro semestre mudam

Os números de assassinatos apresentados, ontem, pela Secretaria Estadual de Segurança (Sesp) foram atualizados em relação aos dados divulgados em julho do ano passado, relativos ao primeiro semestre de 2008. Na planilha de ontem o número subiu para 1.002 assassinatos, contra 983 divulgados no ano passado. O gerente de Análise e Estatística Criminal da Sesp, André Luiz dos Reis Neves, explicou que o número aumentou porque a Sesp continuou cruzando informações das diversas fontes de informações, levando a inclusão de alguns números que ficaram de fora na primeira divulgação.

Cidades apostam em projetos sociais

Investir em projetos sociais, em ações repressivas e em tecnologia. São as apostas do secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, para reverter a criminalidade no município. Em 2008 foram registrados 433 homicídios, 60 mortes a mais do que no ano anterior. Foi o maior volume de mortes em um único município, no Estado.

Para Joel Lyrio, essa não será uma realidade que poderá ser alterada a curto prazo. "Estamos avaliando as áreas críticas. É o nosso grande desafio, levar o poder público a todos os espaços, mas também gerar oportunidades para os jovens", acrescentou.

Entre os projetos em que aposta está a criação do Território da Paz na região de Vila Nova de Colares, além de outros que possam ser viabilizados com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O crescimento do número de homicídios em Guarapari surpreendeu o prefeito Edson Magalhães. No município, foram registrados 16 mortes a mais do que no ano de 2007. Foi o maior percentual de crescimento de homicídios no Estado, 25%.

Por intermédio de sua assessoria, o prefeito disse que os números reafirmam as ações já adotadas no início de 2009 e que resultaram, no primeiro bimestre, numa redução do número de mortes. São elas: investimentos em projetos sociais e parceria com a Polícia Militar.

Dados de 2009

392 mortes
Esse é o número de assassinatos registrados no Estado somente neste ano, até o último dia 9, às 13h30.

Nenhum assassinato em sete municípios

Apesar de na maior parte das cidades do Estado ter havido aumento no número de assassinatos em 2008, em sete municípios capixabas não houve um registro sequer de homicídio no ano passado. Em três dessas cidades por dois anos seguidos não são registrados crimes desse tipo.

Em Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço e Presidente Kennedy, todos na Região Sul do Estado, os moradores ainda têm o privilégio de dizer que não souberam de nenhum caso de assassinato na cidade nos últimos dois anos. Situação bem diferente da Grande Vitória, que registra em cidades como a Serra mais de um assassinato por dia.

Nas outras quatro cidades onde não houve assassinatos em 2008, os números caíram em relação a 2007, principalmente em São Domingos do Norte, onde houve quatro homicídios em 2007. Em Alfredo Chaves , eram três assassinatos naquele ano, e em Governador Lindenberg foram duas mortes em 2007. Na estatística divulgada em 2007, eram 12 os municípios que não haviam registrado nenhum homicídio.

Número de prisões realizadas sobe 6%

O aumento no número de entrada de presos no sistema da Polícia Civil do Estado não acompanhou o crescimento de crimes como roubos e furtos, número de operações policiais, lesões corporais e outros delitos. Em 2008, entraram nas delegacias do Espírito Santo 2.767 pessoas, 152 a mais que no ano anterior, o que representa um aumento de 5,8%.

O número de presos que entraram no sistema é calculado com base nas detenções realizadas pelas polícias Civil e Militar durante operações e abordagens na Grande Vitória, que resultaram em prisão, no entendimento do delegado.

Os presos foram admitidos no sistema prisional subordinado à Secretaria Estadual de Segurança (Sesp) - que inclui delegacias e Departamentos de Polícia Judiciária (DPJ) -, conhecido pela superlotação. Quanto a esse problema, o governo garante que o está enfrentando com a construção de Centros de Detenção Provisória (CDPs) e a criação de novas vagas em presídios do Estado

Nenhum comentário: