Infância Urgente

segunda-feira, 30 de março de 2009

Faz Diferença: mãe de Hanry Silva é aplaudida ao dizer que Estado do Rio criminaliza a pobreza

Plantão | Publicada em 25/03/2009 às 22h43m

Paula Autran
RIO - A vencedora na categoria Rio do Prêmio Faz Diferença, Márcia de Oliveira Jacinto, foi aplaudida de pé ao dizer em seu discurso que o Estado do Rio criminaliza a pobreza. Márcia investigou por conta própria e conseguiu provar que policiais militares mataram seu filho, em 2002.

- Todas as mães e todos os nossos filhos. Esse troféu é nosso, dos pais que perderam seus filhos para o Estado do Rio - disse ela, que chegou a estudar direito para provar a inocência de Hanry Silva Gomes de Siqueira, executado aos 16 anos.

No discurso, Márcia agradeceu à família, aos amigos, ao Ministério Público, ao deputado Marcelo Freixo (PSOL), ao jornal O GLOBO e ao apoio da imprensa que, segundo ela, também ouviu o outro lado da história.

- A investigação que não quiseram fazer, eu fiz - disse Márcia, que recebeu o prêmio do editor de Rio, Paulo Motta, e do editor do Jornal de Bairros, Mario Toledo.

Recebem esta noite o Faz Diferença as 15 pessoas ou instituições que mais se destacaram em suas respectivas áreas. Elas foram escolhidas por um júri formado por jornalistas do GLOBO, vencedores do ano anterior e pela soma do voto popular através do GLOBO na internet, a partir de listas tríplices feitas pela equipe de cada uma das editorias.

Nenhum comentário: