Infância Urgente

terça-feira, 24 de março de 2009

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 91

"Conselho Tutelar de Ribeirão Preto apura agressão a internos da Fundação CASA...".
Conselho apura agressão a menores

Agentes da Fundação Casa teriam feito uso exagerado da força durante transferência
O Conselho Tutelar 3 esteve ontem na Fundação Casa (ex-Febem) de Ribeirão Preto para ouvir seis adolescentes que afirmam ter sido vítimas de agressão física na última sexta-feira, quando foram transferidos da Unidade de Internação (UI) Rio Pardo para a UI Ribeirão. A Corregedoria da instituição instaurou uma sindicância para apurar as denúncias.
O conselheiro Isaías Cruz de Oliveira afirmou ter recebido a denúncia durante o plantão, por volta de 16h no sábado. “Essa transferência é uma norma da instituição, feita de acordo com o perfil dos adolescentes”, afirmou.
Segundo Oliveira, os adolescentes afirmaram que funcionários os algemaram e fizeram o uso da força. “Não vi nenhuma marca de agressão. Em um deles havia um machucado pequeno no ombro. De qualquer forma, irei enviar os relatos à Promotoria da Infância e Juventude”, afirmou.
Ontem, a advogada Eugênia Maria Mauri Geanne esteve na fundação após um adolescente afirmar à mãe dele, no domingo, que foi ameaçado de morte por um funcionário. “A situação aí dentro está feia e eu não vou carregar a culpa de ter um cliente morto por um funcionário”, afirmou a advogada, que representa o adolescente. Segundo ela, o funcionário teria dito que mataria o adolescente e depois colocaria a culpa em outros internos. Eugênia afirmou que o clima da fundação está tenso por causa das transferências de jovens que, supostamente, teriam ligações com uma facção criminosa.
A Fundação Casa, por meio da assessoria de imprensa, informou que a diretoria de Ribeirão negou qualquer agressão contra internos e que a presidência não tolera maus-tratos. (Gabriela Yamada)

fonte: http://www.gazetaderibeirao.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1625933&area=92020&authent=18FD2123A66030A1442AB836D989AA

Nenhum comentário: