Infância Urgente

quarta-feira, 25 de março de 2009

CONVITE

A efetivação do SUAS: o Assistente Social e o trabalho no Centro de Referencia da Assistência Social-CRAS”

O Seminário Estadual “A efetivação do SUAS: o Assistente Social e o trabalho na política de Assistência Social” é a segunda atividade descentralizada do Conjunto estadual Cress-SP, a realizar-se em Sorocaba.

O Cress 9ª Região-SP vem consolidando a sua atuação com vistas a debater a atuação profissional vinculada à defesa dos direitos humanos e a relação interdisciplinar e interinstitucional como estratégias para aperfeiçoar a política pública em diferentes áreas. No ano passado, a Comissão de Orientação e Fiscalização do Cress-SP, COFI/CRESS-SP, decidiu visitar os Centros de Referencia da Assistência Social, CRAS.

Assim, o Seminário tem como objetivo fazer o debate sobre a efetivação do SUAS, refletindo também quanto à vigilância social, a rede socioassistencial e o atendimento à população. Será um momento importante para apresentar as visitas da COFI realizadas em todo o com a cobertura de 98 CRAS, explicitando como vem se efetivando a implementação destes centros e do trabalho em desenvolvimento. Além disso, na perspectiva da NOB-RH/SUAS faremos o debate sobre as condições técnicas e ambientais destes espaços.

O Seminário proporcionará a trabalhadores e gestores um olhar específico sobre os CRAS, na perspectiva de debater a importância da proteção social e a necessidade de investimento, bem como problematizar os desafios e exigências para efetivar a política pública de assistência social compondo a seguridade social.



Local: Centro Arquidiocesano
Av: Eugênio Salerno, 60 – Fundos – Centro – Sorocaba-SP


Data: 27/03/2009
Horário: das 8h30m às 17:00h

Programa

08:30 – 9:00 Credenciamento/Café
09:00 – Apresentação do Coral de Surdos da Integra
09:15 –Apresentação da Direção da Seccional e da Estadual

09:40 - Efetivação do SUAS: a rede socioassistencial e a vigilância social

Abigail Silvestre Torres, Assistente Social, Mestre e Doutoranda em Serviço Social-PUC/SP, docente e pesquisadora, autora da tese de doutorado "Controle Social sobre o Orçamento Público"

"Balanço da implantação do SUAS nos municípios da região de Sorocaba"

Sônia Regina Nozabielli, Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Seguridade e Assistência Social -PUC/SP

11h30 - Debate
12h30 - Almoço
14h00 - A Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional, COFI e a defesa do Serviço Social: a visita de rotina nos CRAS.

Marta Rosana de Souza, agente fiscal do Cress 9ª Região-SP, lotada em São José do Rio Preto

14h15 - “Apresentação do Resultado da Pesquisa sobre os CRAS no Estado de São Paulo e Análise dos dados” ;

Expositora: Profa. Neiri Bruno Chiacchio, Assistente Social, Mestre em Serviço Social - PUC/SP, pesqusiadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Seguridade e Assistência Social -PUC/SP -NEPSAS

15h15 –Debates
16h15 - Encerramento



ATENÇÃO - INSCRIÇÕES PARA ALUNOS ESTÃO ENCERRADAS

Nenhum comentário: