Infância Urgente

domingo, 14 de junho de 2009

Uma em cada 3 crianças carentes trabalha em casa em Ribeirão

Pesquisa de ONG ouviu 299 menores; especialistas dizem que é difícil definir limite

DA FOLHA RIBEIRÃO

Cuidar dos irmãos menores, ficar responsável pela limpeza da casa e pelas refeições são tarefas comuns para uma em cada três crianças carentes de Ribeirão Preto ouvidas numa pesquisa da ONG (Organização Não-Governamental) Cesomar. Especialistas dizem que a diferença entre uma simples tarefa doméstica e o trabalho infantil é difícil de definir.
O questionário da Cesomar foi aplicado para 299 crianças e adolescentes carentes, e cem relataram que são responsáveis por cuidar dos irmãos e limpar a casa. A organização representou Ribeirão Preto em um estudo com outras 16 cidades paulistas feito pela Fundação Telefônica. A pesquisa apontou o trabalho doméstico como segunda principal forma de trabalho infantil -foram ouvidas 5.600 crianças.
Ao chegar da escola, às 12h30, Cristiane (nomes fictícios), 12, começa outra rotina: esquentar o almoço, feito pela mãe, para ela e para os irmãos de dez e oito anos. É ela quem precisa observar se os irmãos vão realmente à escola, à tarde. "Quando um inventa de não ir, tenho de chamar meu pai, que trabalha aqui perto."
Moradora do Jardim Progresso, periferia de Ribeirão, cabe a ela a tarefa de lavar a louça e varrer a casa. A mãe, aos nove anos, já cuidava de outras crianças menores. A avó conta que só conheceu trabalho na vida: "Não tive infância".
A colega Renata, também de 12 anos, mora com a mãe numa casa de dois cômodos. Ao chegar da escola, ela mesma faz o seu almoço, não sem antes arrumar a casa.
Tarefas que não causem risco à criança não são consideradas trabalho infantil, segundo o juiz Richard Paulro Pae Kim, coordenador regional da ABMP, entidade que reúne magistrados e promotores da Infância e Juventude.
"Ela deve participar das atividades da casa, mas que seja de cunho educativo e não para substituir um empregado."
Para o advogado Roberto João Elias, docente aposentado da USP de São Paulo, a tarefa pode ser algo natural desde que condizente com a capacidade.

Fonte: FSP

Nenhum comentário: