Infância Urgente

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mais de 600 mil alunos têm aulas com professores formados apenas no ensino fundamental

Simone Harnik
Em São Paulo

Em todo o país, mais de 600 mil estudantes têm aulas com professores que só concluíram o ensino fundamental. Para lecionar, a exigência mínima da lei é a conclusão do nível médio, em cursos normais ou de magistério - isso para a educação infantil e para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. Nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, há obrigatoriedade de formação superior em cursos de licenciatura.

Os dados fazem parte de um estudo sobre o perfil do professor brasileiro que será divulgado nesta quinta-feira (28) pelo MEC (Ministério da Educação).

Mais de 600 mil alunos têm aulas com professores formados apenas no ensino fundamental; opine



Ao todo, são 602.057 matrículas nas mãos de 15.982 docentes formados apenas no ensino fundamental. A região mais crítica do país é o Nordeste, que detém 52,7% desses estudantes.

Os docentes formados apenas no ensino fundamental representam 0,8% do total dos professores e dão aulas para 1% dos alunos.


• Metade dos professores de 1ª a 4ª séries não têm formação adequada
• Apenas 1 em 4 professores de física têm formação específica
• MEC prevê investimento de R$ 1,9 bi e 330 mil vagas de formação
• Estudante de licenciatura e de medicina poderá pagar Fies com trabalho
• Ministério quer sistema nacional de contratação
• Censo: professor padrão é mulher de 30 anos e leciona na cidade


Sabem menos que os alunos
O país tem ainda 441 docentes com formação de ensino fundamental que lecionam em turmas do ensino médio. Ou seja, os professores têm escolaridade inferior à de seus alunos.

Esses professores com formação escolar precária se distribuem por todo o país, de acordo com o MEC. Eles estão em 11.651 escolas, inclusive na rede particular. No Brasil, 1.925 instituições privadas de ensino empregam docentes formados apenas no ensino fundamental.

Engana-se quem imagina que esses professores se concentram nas zonas rurais do país: 50,1% deles estão nas áreas urbanas. Já os alunos atendidos por estes docentes estão, principalmente, na zona urbana (67%).

Professores leigos
Há uma classificação do MEC para os docentes que só concluíram o ensino fundamental e o médio e que não têm habilitação para lecionar: são os chamados "professores leigos".

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica de 2007, eles são 119.323 e respondem a 6,3% do magistério.

Fonte:FSP

Nenhum comentário: