Infância Urgente

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CONVITE 28 de maio 14h - Perspectivas da esquerda hoje: O cenário na Europa e na Alemanha

A Fundação Rosa Luxemburg Stiftung (RLS) tem o prazer de convidá-l@, bem como os membros de sua organização, para a palestra "Perspectivas da esquerda hoje: O cenário na Europa e na Alemanha frente à crise" com o professor de ciência política da Universidade de Marburg, Frank Deppe.

A conversa acontece no escritório da RLS em São Paulo, à Rua Ferreira de Araújo, 36, no dia 28 de maio, entre 15h e 18h.

O professor vai falar sobre a situação da esquerda na Europa e especialmente na Alemanha. Deppe abordará a construção da esquerda nos países do velho continente e falará sobre a profunda crise que assola tanto a esquerda tradicional, representada pelos partidos e sindicatos, como os novos movimentos sociais europeus desde o último quarto do século XX. Para ele, a Alemanha parece ser uma exceção, dado o sucesso do Partido da Esquerda (Die Linke).

As novas questões levantadas pela crise global do capitalismo trazem à tona a necessidade de reconstrução da esquerda na Europa e a urgência de um debate sobre perspectivas do socialismo no século XXI.


Professor Frank Deppe

Nascido em 1941, é professor de Ciência Política da Universidade de Marburg desde 1972. Já teve obras publicadas sobre Louis-Auguste Blanqui (1969), Nicolau Maquiavel (1987), elaborou quatro volumes sobre o pensamento político no século XX. Deppe escreveu também sobre a história do Movimento Sindical na Europa, os atuais problemas da política da classe trabalhadora e sobre a integração européia.

Foi membro do diretório da Associação de Estudante Socialistas (1966/1967), co-editor do jornal "Sozialismus" (Hamburg), colaborador contínuo da ala à esquerda do movimento sindical alemão, co-editor do jornal "Z.Zeitschrift Marxistische Erneuerung", membro do Partido de Esquerda (Die Linke) e membro do Conselho Científico da Fundação Rosa Luxemburg.

Nenhum comentário: