Infância Urgente

sábado, 30 de maio de 2009

Mortes de crianças pautam audiência

Crianças e adolescentes morrem baleados nas favelas do Rio com uma frequência inaceitável. E o risco é ver os casos caídos no esquecimento ou simplesmente tornados números estatísticos. Renan, de três anos; Matheus, de oito; Felipe, de 17; Yasmin, de três anos, são as vítimas mais recentes das balas. Para apurar as circunstâncias em que cada morte ocorreu, durante incursões policiais realizadas nas favelas do Complexo da Maré, na Zona Norte, e da Vila Aliança, na Zona Oeste, a Comissão realizará uma audiência pública, na terça-feira (02/6). Serão ouvidos comandantes de batalhões e corregedores da Polícia Militar e da Civil para que esclareçam as providências tomadas nos diferentes episódios

Dentre os casos que ocorreram no Complexo da Maré que serão recordados pela Comissão está o de Renan da Costa Ribeiro, de três anos, assassinado no dia primeiro de outubro de 2006, na favela Nova Holanda; o de Matheus Rodrigues, de 8 anos, morto no dia 4 de dezembro de 2008, e o de Felipe Correia de Lima, de 17 anos, executado no dia 14 de abril deste ano, ambos na Baixa do Sapateiro.Foram convidados para esclarecimento dessasexecuções o comandante do 22° BPM (Maré), Rogério Seixas, e a delegada titular da 21ª DP (Bonsucesso), Valéria de Castro.

Com relação à morte de Yasmim Kelly Barbosa da Silva, de três anos, em 29 de abril deste ano, numa operação policial na Vila Aliança, foram convidados o comandante do 14° BPM, Pedro Paulo da Silva, e a delegada titular da 34ª DP, Márcia Helena Julião. Os corregedores José Augusto Pereira e Mauro Assad Couto, da corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar, respectivamente, também foram convocados pela Comissão.

Representantes das entidades que acompanham alguns dos casos, como a Comissão de Direitos Humanos da OAB, o Projeto Legal e Observatório de Favelas, também foram convidados para a audiência. O encontro será às 10h, na sala 316, no Palácio Tiradentes.

Fonte: www.marcelofreixo.com.br/site/

Nenhum comentário: