Infância Urgente

domingo, 1 de março de 2009

Marsilac é o campeão em mortalidade de bebês com menos de um ano em SP

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O distrito de Marsilac é o campeão em mortalidade infantil na cidade de SP. Em 2007, a taxa por mil nascidos no primeiro ano de vida foi de 39,6, índice que supera o do Nordeste -35,6. A média da cidade é de 12,5. Os dados são do IBGE e da Fundação Seade, do governo estadual.
Em 2008, houve pelo menos dois óbitos. Em 2007, foram quatro. Para os moradores, a desnutrição e a pobreza contribuem para isso.
O distrito sente falta de atendimento médico 24 horas, segundo a presidente da associação de moradores, Maria Lúcia Cirillo. "Quando há emergência, os moradores precisam ir a um PS distante". disse. Ela, porém, ressalta a importância do Programa Saúde da Família.
Quem também ajuda é a Pastoral da Família, que visita mensalmente crianças com até seis anos para pesá-las e conscientizar a família sobre a importância de uma boa alimentação.
Pablo Alves dos Santos, com oito dias de vida, foi pesado na sexta. Ele perdeu 400 gramas desde o nascimento, quando pesava 2,9 kg, mas isso é considerado comum nos primeiros dias.
Domingas Santos Gomes, coordenadora da Pastoral da Criança na região, percorre a pé as estradas de terra da região para visitar 20 famílias. "Conscientizamos sobre a prevenção, a importância de dar de mamar e de dar alimentos saudáveis aos filhos", diz.
Segundo a prefeitura, Marsilac tem dois postos de saúde e postos avançados do PSF. No distrito ao lado, Parelheiros, será construído um hospital municipal.

Fonte: FSP

Nenhum comentário: