Infância Urgente

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 101

OAB divulga denúncias de violência contra internos da Fundação Casa

Foi divulgado nesta quinta-feira o relatório da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Sorocaba) sobre a visita realizada no último mês à unidade I da Fundação Casa. O documento denuncia agressões e maus tratos praticados por funcionários e diretores aos menores internos. Também constam relatos de alguns jovens internos, que descreveram as situações. O relatório será enviado às entidades de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Ministério Público, para que seja instaurado um inquérito.
De acordo com o advogado Hugo Leonardo Mendes Batalha, relator da comissão, são histórias de violência “grave e com a conivência e participação do diretor”. Segundo ele, também foram ouvidos funcionários, mas pelo que notaram, estes parecem temer retaliações.
Entre as supostas irregularidades, a comissão constatou castigo praticado a alguns menores, que teriam sido privados de frequentar as aulas ou participar das atividades.
Em resposta, a Fundação Casa, por meio de sua assessoria, reclamou que solicitaram detalhes sobre a visita no dia seguinte para que pudessem apurar, mas não foram atendidos. Ainda informou que independente do relatório, abriram uma sindicância interna, ainda em andamento, que até o momento não apurou nenhum caso de violência. “Estamos investigando desde abril, uma sindicância sigilosa, não achamos nenhum indício de violência, o que não quer dizer que não tenha”, esclareceu a assessoria.

fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=183213

OAB acusa funcionários da antiga Febem de agredir menores em Sorocaba, SP
TV Tem

SÃO PAULO - A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados Brasil (OAB) em Sorocaba, a 97 km de São Paulo, pede o afastamento de cinco funcionários da unidade sorocabana da Fundação Casa, antiga Febem. Um relatório divulgado pela ordem nesta quinta-feira acusa os agentes de agressões físicas e verbais contra os menores internos da unidade. O diretor da unidade também participaria das agressões, segundo a OAB.
Segundo o relator da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Hugo Mendes Batalha, as agressões foram denunciadas por parentes dos internos. No mês passado, uma comissão realizou uma fiscalização surpresa na Fundação Casa e percebeu que muitos adolescentes apresentavam agressões na região abdominal, pernas e braços, além de outras partes do corpo.
A Fundação Casa informou que no ano passado, em todo o estado, foram desligados doze servidores por agredirem adolescentes. Em Sorocaba, a corregedoria já havia aberto sindicância para apurar as denúncias.
A antiga Febem solicitou que a OAB repassasse à corregedoria os nomes dos funcionários supostamente envolvidos em agressões e o nome das vítimas, mas a solicitação não foi atendida. Mesmo assim, a Corregedoria iniciou a investigação. Se ficarem comprovadas as denúncias, os funcionários serão punidos.

fonte: http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/05/07/oab-acusa-funcionarios-da-antiga-febem-de-agredir-menores-em-sorocaba-sp-755744456.asp

Um comentário:

Anônimo disse...

É um abisurdo o que esta acontecendo na Fundação Casa de Cerqueira Cesar- SP e ninguém toma providencias, maus tratos, tortura e outra piores cade a tal fundação casa? é na verdade febem